Palestra da Bioimaging sobre microscopia intravital
O Bioimaging Brasil selecionou o FarmaTec como ponto de apoio para divulgação e treinamento na tecnologia de aquisição de imagens intravitais.
O Bioimaging Brasil, em parceria com o FarmaTec, oferece o Master Class: "Simplificando a bioimagem: Dos conceitos básicos à aplicação - Divulgando a microscopia intravital". O evento ocorrerá no dia 30 de março de 2023, a partir das 10 h, no auditório do prédio LIFE, onde se localiza o FarmaTec (endereço no rodapé desta página, localização na página de Contato).
As inscrições estão abertas via formulário do Google Forms, mas são limitadas! Clique aqui para fazer sua inscrição.
Idealizado em 2020, o Bioimaging Brasil faz parte do seleto grupo de iniciativas apoiadas pela Chan Zuckerberg Initiative ao redor do mundo. Esse projeto surgiu como uma resposta à crescente procura pelo Centro de Biologia Gastrointestinal, tanto pela nossa expertise em microscopia intravital, quanto pelos nossos equipamentos, sempre disponíveis e de uso flexível.
Curiosamente, essa procura veio de grupos de pesquisa de todas as regiões do Brasil, onde os sistemas de microscópio estão também disponíveis e operacionais. Isso chamou a atenção para o fato de que grande parte dessas demandas poderia ser atendida localmente, desde que houvesse pessoal treinado e pequenos ajustes nos sistemas de microscópio fossem feitos.
O Bioimaging Brasil tem como sede a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Bioimaging Brasil quer, antes de tudo, contribuir para o crescimento da Ciência brasileira. E para isso, prevê:
- Treinar e capacitar os Centros de Microscopia pelo Brasil: pesquisadores experientes em cada um dos Estados brasileiros serão selecionados e extensivamente treinados em microscopia intravital.
- Estabelecer estratégias para superar as limitações de uso da microscopia intravital, incluindo: treinamento em procedimentos cirúrgicos; aquisição de imagens; análise digital de imagens; pequenas adaptações em microscópios que até então não são funcionais para a microscopia intravital; auxílio para aquisição de reagentes fundamentais para experimentos necessários para evolução de trabalhos científicos que envolvam a técnica.
- Incentivar e contribuir para a formação de novos cientistas, promovendo treinamento técnico em níveis básico e avançado para usuários de microscópio em todas as regiões.
- Fortalecer a confiança dos cientistas em seus próprios projetos, além de aumentar o impacto de suas publicações.
Entre as metas do Bioimaging Brasil estão:
- Levar esse projeto a cada um dos estados brasileiros, percorrendo os 26 estados e o Distrito Federal em 3 anos de caminhada.
- Estabelecer pelo menos uma plataforma de bioimaging em cada Estado brasileiro, que terá como missão formar e treinar novos cientistas em sua região.
- Reforçar a noção de comunidade científica, conectando alunos, pesquisadores e técnicos, formando uma rede apta e disposta a cooperar e colaborar.
Para mais informações, siga o Bioimaging Brasil nas redes sociais: Twitter Instagram YouTube